21 novembro, 2006

Fãs da Apple esquentam Web com rumores sobre "iPhone"

SAN FRANCISCO (Reuters) - A chegada há muito aguardada de um aparelho híbrido que combina funções de celular e player de mídia digital deixou de ser considerada uma questão de "talvez" e passou a ser considerada como uma questão de "quando" entre entusiastas e analistas da Apple Computer.

Desde que a Apple lançou o iPod, cinco anos atrás, a empresa vendeu mais de 67 milhões desses aparelhos e mais de 1,5 bilhões de canções em sua loja online iTunes.

Agora, o presidente-executivo da companhia, Steve Jobs, e a Apple estão prontos para lançar o produto que o mercado designa como "iPhone", talvez já em janeiro do ano que vem, na conferência Macworld com que a empresa inicia cada ano novo, dizem analistas.

"Do ponto de vista técnico, o aparelho está praticamente pronto", disse Shaw Wu, analista da American Technology Research. "Trata-se de uma grande empreitada e acreditamos que esteja além da especulação."

Os rumores já fervilhavam antes do lançamento do celular ROKR, da Motorola, equipado com uma versão enxuta do software iTunes que lhe confere capacidade para 100 canções. Mas as vendas do modelo não foram fortes, já que os usuários se queixaram de que a capacidade de armazenagem é muito baixa.

Nas últimas semanas, blogs dirigidos aos entusiastas dos produtos Apple vêm insistindo vigorosamente em que a chegada do iPhone está próxima. Ainda esta semana, o diário financeiro Commercial Times, de Taiwan, publicou que a Hon Hai Precision Industry, uma empresa taiuanesa de produção terceirizada, está encarregada de produzir o aparelho.

"Há muito interesse", disse Mike McGuire, analista do Gartner Group. "Mas também existem muitos obstáculos para dificultar o processo. Definir com que operadora eles trabalharão, por exemplo, não é um desafio trivial."

Um porta-voz da Apple disse que a empresa não comenta sobre boatos e especulações.

Jobs e a Apple são famosos por manter o silêncio sobre produtos não anunciados. Mas Peter Oppenheimer, vice-presidente financeiro do grupo, indicou a possível existência de um celular com funções de iPod, em conversa telefônica com analistas, em julho, para discutir os resultados financeiros do terceiro trimestre.

Na teleconferência, analistas perguntaram ao executivo como a Apple competiria com ofertas de produtos como os populares modelos de celular Walkman da Sony. Oppenheimer respondeu que a Apple estava indo bem.

"Não acreditamos que os telefones que estão disponíveis hoje são os melhores players de música", disse o executivo na ocasião. "Acreditamos que o iPod é. Mas ao longo do tempo, isso deve mudar e nós não estamos sentados fazendo nada."

Wu, da American Technology Research, acredita que o iPhone terá formato de barra, em vez de ser um celular com flip como os aparelhos RAZR, da Motorola. E ele acredita que o celular da Apple não terá todos os inúmeros recursos que entopem os atuais smartphones.

"Acredito que será muito simples, com funcionalidade similar ao do iPod Nano", disse Wu. "Será muito semelhante ao celular Walkman da Sony, que é muito voltado à mídia, algo que representa a força da Apple."

O analista acredita que a Apple pode faturar 2 bilhões de dólares por ano com o aparelho sendo vendido a 200 dólares, se conseguir pelo menos 1 por cento das vendas totais de 1 bilhão de celulares previstas para o próximo ano.

Nenhum comentário: