15 novembro, 2006

Falso e-mail em nome do orkut instala vírus no pc das vítimas.

Piratas da internet voltaram a utilizar um golpe que tem como principal alvo os usuários do site de relacionamentos Orkut -- cerca de 60% dos 32 milhões de membros da rede que dizem ser brasileiros. A falsa mensagem escrita em português tem como objetivo facilitar o acesso dos criminosos ao computador da vítima.

Para isso, o e-mail com título "Orkut - a sua conta será banida de nossos registros" afirma que a conta no site será banida em 24 horas “por motivos de irregularidades”. O texto sugere que o usuário clique em um link para resolver os problemas -- quando ele segue as instruções, baixa involuntariamente um cavalo de tróia em sua máquina.

Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que identificou a praga, o código abre uma porta no computador do usuário, fazendo conexão entre a máquina infectada e o computador do pirata. A partir daí, o criminoso pode instalar diversas pragas no PC da vítima – o principal objetivo é roubar dados financeiros para a realização de transferência financeiras não-autorizadas.

"A técnica utilizada na disseminação destas pragas é a engenharia social, capaz de incorporar vírus a mensagens que estimulam a curiosidade ou o receio do usuário, persuadindo-o a acessar páginas com conteúdo desconhecido, executar anexos aparentemente inofensivos ou a fazer download de arquivos com nomes atraentes", afirmou Eduardo Godinho, gerente técnico de contas da Trend Micro.

Segundo o executivo, a maior prova de que o e-mail contém vírus é o fato de ele ser enviado para diversas pessoas que não possuem cadastro nesta rede social.

"G1"

Nenhum comentário: