16 novembro, 2006

Câmeras de celulares denunciam abusos policiais em Los Angeles

Um vídeo de celular mostra policiais de Los Angeles surrando repetidas vezes um homem no rosto. Outra imagem revela um mendigo algemado recebendo um jato de spray de pimenta na cara.

Um terceiro vídeo registra a polícia do campus de uma universidade usando uma arma de choque contra um aluno que se recusa a sair da livraria.

Já considerados brinquedos para adolescentes endinheirados, as câmeras de celulares estão se tornando uma poderosa ferramenta no debate sobre a conduta da polícia.

Alguns grupos de Los Angeles treinam cidadãos para usar câmeras comuns, câmeras de celulares e sites na Internet, como o YouTube, para ter suas vozes e imagens divulgadas.

"Nós encorajamos todo mundo a andar com uma câmera todo o tempo, para que se alguma coisa acontecer, possa ser documentada. O conceito de patrulhar a polícia é algo que estamos tentando incentivar, como uma forma de ação direta", disse Sherman Austin, fundador do movimento "Cop Watch L.A.", que estreou seu site há três meses.

Os três vídeos, gravados por câmeras de celulares ou pequenas câmeras portáteis e mostrando a polícia de Los Angeles usando aparente excesso de força para deter suspeitos, todos surgiram em uma semana.

As imagens lembram as cenas de 1991 do espancamento do motorista negro Rodney King por quatro policiais, flagradas em um vídeo caseiro feito por um encanador argentino.

Nenhum comentário: