13 novembro, 2006

AGE da Telemar tem quórum insuficiente, de 29,17%

A Telemar não conseguiu quórum suficiente na assembléia desta segunda-feira que decidiria sobre a reestruturação societária para reunir as empresas do grupo embaixo da Oi Participações.

Os planos incluem ainda a ida para o Novo Mercado, deixando a empresa apenas com ações ordinárias.

"O fato de não ter tido quórum não foi uma grande surpresa", afirmou a jornalistas o presidente da Telemar, Luiz Eduardo Falco.

A companhia informará a data da segunda convocação da AGE no fim do dia. Segundo comunicado divulgado pela Telemar, a assembléia desta segunda-feira foi instalada com a presença de 29,17 por cento das ações preferenciais.

"A companhia não tem interesse nenhum em divulgar quem compareceu à assembléia. Isso é uma montanha de especulação", disse Falco, respondendo à pergunta se grandes acionistas preferencialistas que estariam contra a operação teriam se credenciado.

A Telemar precisava de aprovação de pelo menos 50 por cento do capital preferencial para conseguir a reorganização nesta primeira convocação.

Caso também não haja quórum na segunda convocação, que só pode ocorrer depois de 10 dias, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu convocação automática de uma terceira, com o mínimo de aprovação reduzido a 25 por cento das ações preferenciais.

A empresa informou que não mandará cartas a acionistas para a segunda convocação, como foi feito na primeira, quando foram enviadas 700 mil cartas oferecendo procuração para a votação. De acordo com a Telemar, 10 mil votaram por carta nesta segunda-feira.

A reestruturação da Telemar prevê uma relação de troca de 2,6 ações preferenciais por 1 ordinária da nova empresa, o que gerou a insatisfação de acionistas preferencialistas.

Por decisão da CVM, somente detentores de ações preferenciais podem votar sobre a reestruturação.

Ao deixar a assembléia, a aposentada Pabla Alessandra de Viscontte, de 67 anos, relatou que o credencimento demorou pouco mais de uma hora e que a informação de falta de quórum foi dada pelo advogado que presidia a sessão.

"Eu ia votar contra (a reestruturação). É um absurdo, meu pai tinha um telefone há 50 anos e hoje me informaram que eu só tenho três ações", disse a jornalistas.

Às 14h, as ações preferenciais da Telemar subiam 0,92 por cento, para 32,75 reais, enquanto o Ibovespa recuava 1,12 por cento. Na máxima do dia, os papéis da Telemar chegaram a subir pouco mais de 4 por cento.

As ações ordinárias da companhia recuavam 1,6 por cento, a 67,40 reais.

Nenhum comentário: