12 outubro, 2006

Para presidente da Time Warner, preço do YouTube é chocante

CANNES, França (Reuters) - O Google pagou um preço "chocante" na compra do site de vídeos YouTube sem que pudesse ser desafiado por companhias tradicionais de mídia, afirmou o presidente-executivo da Time Warner sobre o negócio de 1,65 bilhão de dólares anunciado esta semana.

"O pessoal da AOL adoraria ter o YouTube. Nós analisamos e decidimos que não só a AOL tem uma tecnologia melhor, como está dentro de casa", disse Dick Parsons, presidente-executivo da Time Warner, grupo que controla a AOL.

"Aqui vai uma série de motivos para não termos ido para o nível atingido pelo Google (com relação a preço). O YouTube não tem lucro. Como você convence o mercado de que pode fazer dinheiro com ele? O Google pode fazer isso melhor que qualquer um e eu não tinha o dinheiro do Google", disse o executivo a repórteres em entrevista à imprensa.

O Google anunciou na segunda-feira que concordou em comprar o YouTube por 1,65 bilhão de dólares em ações, o preço mais alto já pago por um site de conteúdo gerado pelos próprios usuários.

"É um preço chocante, uma notícia assombrosa. É um preço que nocauteia", disse Parsons durante a conferência Mipcom, que acontece em Cannes.

O executivo afirmou que o Google quer comprar tudo que gerar tráfego de internautas e disse que enxerga a empresa como uma parceira.

"O Google é muito mal compreendido, é visto como uma empresa que quer dominar a Internet. Eles não se vêem como portal. Eles tentam captar o máximo de tráfego de internautas que podem e monetizam isso com sua tecnologia", declarou Parsons.

"A AOL é mais como o modelo do Yahoo!. É a segunda maior plataforma nos EUA. Usamos o Google para nos ajudar a monetizar o tráfego. Achamos que estamos em uma área congruente, não sobreposta. Podemos ser bons parceiros pelos próximos anos."

(Por Simon Kingsley)

Nenhum comentário: