16 outubro, 2006

A nova língua de programação deixará clientes modificar serviços de Salesforce ou escrever suas aplicações

É difícil ou impossível customize a maioria de aplicações on-demand, que limitou o adoption do software-como-um-serviço. Quando um jogo da característica padrão para todos os clientes puder manter preços baixos, as companhias grandes são relutantes assinar acima para um serviço que não podem modificar para combinar seus processos. Salesforce.com espera superar que o shortcoming com uma língua de programação chamou Apex que deixa clientes fazer mudanças aos apps do vendedor ou escrever seus próprios.

Os movimentos Salesforce do apex em uncharted águas. Principalmente um vendedor de aplicações on-demand de CRM, pode encontrar-se competir no mercado aglomerado para plataformas e estruturas do desenvolvimento da aplicação, tais como WebSphere da IBM, Net De Microsoft, fusão do oracle, e NetWeaver do sAP. É um jogo interessante para uma companhia cujo o mantra não seja "nenhum software."

O fornecedor Phoenix Cos. do seguro, que funcionou em roadblocks quando tentou customize apps de Salesforce para gerar propostas para seus agentes, vê o apex como uma maneira para o vendedor "começar a um lote inteiro mais funcionalidade em seu produto padrão," diz John Caine, diretor da estratégia da tecnologia.

Construtor Do App Os clientes também podem usar o apex construir aplicações completamente novas -- mesmo ERP e apps do e-comércio -- e ter a loja de Salesforce e funcioná-las em seu centro de dados em sua plataforma do serviço do apex. "está indo realçar [ e ] a aerodinâmica tudo que nós estamos tentando fazer," diz o branco de Jessica, gerente process VP em eSpeed, uma companhia de serviço negociando eletrônica. O apex poderia ser usado construir lembretes e alertas nos processos do negócio da companhia que funcionam em apps de Salesforce, diz.

A plataforma do apex, construída na liberação upcoming do inverno '07 de Salesforce, inclui o messaging real-time, o relacionamento APIs dos dados, e o outro middleware. A língua do desenvolvimento é devida estar disponível ao primeiro meio do ano seguinte.

As tecnologias rivais de RightNow não oferecem ferramentas de desenvolvimento. Instead, deixa usuários customize seus serviços on-demand comutando as características sobre ou fora, que o CEO Greg Gianforte descreve como "potencialidades muito profundas da configuração." O SAP oferece ambas as aproximações: características da configuração e ferramentas de programação. Os execs de Salesforce emfatizam que o apex está muito "Java-como" e fácil de se usar. A companhia está oferecendo-o aos clientes porque é amarrada pròxima ao motor da base de dados do SQL da companhia e às estruturas de dados.

A língua e a plataforma do apex apelá-lo-ão mais ao multidão do que os alvos de Salesforce das vendas e dos gerentes do linha-$$$-NEGÓCIO com seus apps on-demand de CRM, e poderia expandir as vendas do vendedor às companhias grandes, diz o analista Sharon Mertz de Gartner. O oficial principal da estratégia de Salesforce, Tien Tzou, é rápido indicar que os clientes incluem agora Merrill lynch e seus 6.000 usuários e cidadãos depositam e seus 1.800 usuários.

Jeff Guillot, produto e executivo VP da tecnologia no hoover, os dados de negócio pesquisa a companhia, preocupa-se que Salesforce se está espalhando demasiado fino. "arriscam distracting, começando demasiado broad-based e demasiado complexo," Guillot diz. E os lotes funcionando de aplicações cliente-geradas adicionais poderiam esticar o infrastructure de Salesforce e para degradar o serviço, diz. O vendedor experimentou um número de outages do serviço em 2005 atrasado e cedo 2006, atributos de Tzou dos problemas a começar acima de um centro de dados novo.

Os execs de Salesforce fazem exame também da edição com a disputa que as aplicações do vendedor são difíceis de integrar com apps das em-premisoes de outros vendedores. Dizem que 45% das 3.1 bilhão transações que Salesforce processado no segundo quarto foi conduzido com os serviços APIs da correia fotorreceptora, significando ele envolveu um sistema fora de Salesforce.

O marc Benioff do CEO, falando na conferência do cliente de Dreamforce do vendedor última semana, focalizou preferivelmente "mudança dramática no apex no customization" renderá para apps de Salesforce. A pergunta mais grande pode ser se o mundo necessita realmente uma outra língua de programação.

Nenhum comentário: