12 outubro, 2006

Criador do YouTube é apenas um "estudante de graduação comum"

Na segunda-feira, ainda no início de seu segundo semestre, a sorte bateu em sua porta novamente. Desta vez ele pode considerar que ganhou na loteria.

Karim é um dos três fundadores do site YouTube, que o Google adquiriu por 1,65 bilhão de dólares. Ele estava presente na criação do YouTube, contribuindo com algumas idéias sobre um site no qual os usuários poderiam compartilhar vídeos. Porém, o ambiente acadêmico tinha mais idéias do que detalhes sobre como transformar tal idéia em um negócio.

Portanto, enquanto seus parceiros Chad Hurley e Steven Chen construíram a empresa e se tornaram celebridades da Internet e da mídia, ele silenciosamente voltou para sua sala de aula, estudando para obter um diploma em Ciências da Computação.

Karim, que tem 27 anos, ficou visivelmente desconfortável quando o assunto se voltou para dinheiro e afirmou que não diria o que ele acharia até que a compra do YouTube pelo Google fosse completa. Ele afirmou apenas que ele é um dos maiores acionistas individuais da empresa, apesar de possuir uma porção menor da companhia do que seus dois sócios, cujas ações na companhia valem 300 milhões de dólares cada, segundo as estimativas. O acordo foi tão astronômico, segundo ele, que sua parte somou bastante dinheiro.

Na quarta-feira, durante uma caminhada ao redor do campus e uma visita ao seu dormitório e ao prédio de Ciências da Computação, onde ele tem aulas, Karim se descreveu como um nerd que se anima com o conhecimento. Nada em seu temperamento sugere que ele seja algo mais do que um aluno de graduação comum, e ele chamou pouca atenção no campus com suas calças jeans, uma camisa pólo azul e um tênis Puma preto.

Ele afirmou que simplesmente espera seguir as pegadas de outros acadêmicos de Stanford que se tornaram ricos no vale do Silício (onde está a sede do Google) e voltaram para a universidade para lecionarem.

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário: