17 outubro, 2006

As tecnologias de banda larga sem fio

O acesso à internet em banda larga sem fio ocorre por meio de ondas de rádio, que podem ser enviadas pelos sistemas WiFi (Fidelidade Sem Fio), WiMax (Interoperabilidade Mundial para Acesso de Microondas) e WiMesh (Rede em Malha Sem Fio).

A tecnologia WiFi consiste na emissão de sinais de rede para serem captados por usuários com equipamentos apropriados. Esse tipo de conexão trabalha com radiofreqüências de 2,4Ghz (também utilizadas em telefones sem fio e fornos microondas), atinge a velocidade de 11Mbps e alcança até 100m a partir da fonte emissora. Portanto, é um sistema geralmente usado em ambientes internos.

Desenvolvido por um consórcio mundial e certificado pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronicas Engeneers), o padrão de transmissão WiMax difere do WiFi principalmente porque pode alcançar distâncias e velocidades muito maiores, com limites de 50 Km e 75Mbps, respectivamente. Assim, o WiMax pode cobrir localidades de grandes dimensões, como as cidades. Estão disponíveis no Brasil para a transmissão WiMax as freqüências de 2,5Ghz, 3,5Ghz, 10,5Ghz (que necessitam de autorização da Anatel) e 5,8Ghz (livre).

Quanto às redes Mesh, elas podem utilizar os sistemas sem fio WiFi/WiMax ou cabos, para conectar os usuários. O WiMesh é uma rede composta por várias antenas com capacidade de cobertura menor que o WiMax e maior que o WiFi. As antenas ficam mais próximas umas das outras e tornam a transmissão mais densa e segura, com velocidades de 54 Mbps e alcance de até 400 metros.

Nenhum comentário: